quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sugetões para preencher os relatórios

 


É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

- A avaliação deve  sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
- Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
- É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no período;
- Deve-se proceder relação com o registro anterior;
- Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios 

- Com base nos objetivos trabalhados no período, foi possível observar que o aluno......

- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste período...
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
- Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...


DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

-Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
- Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
- Identifica e escreve seu nome completo;
- Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
- Apresenta dificuldades ortográficas
- Identifica e escreve seu nome completo
- Ainda não faz relação entre o que fala e escreve


ÁREA SÓCIO-AFETIVA

Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?

Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?

Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?

Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.

Controle esfincteriano resolvido?

Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?

Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário