sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas de como elaborar um bom TCC

Para Luciane Mendonça





O QUE É UM TCC?
Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso. Criado em 1983, como disciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Refere-se a uma dissertação científica, do cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes devem elaborar.
Procurou-se, por meio desta exigência, criar espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da pesquisa, buscando ampliar os conhecimentos teóricos acumulados ao longo da graduação.



ESTRUTURA DO TCC
 
Todo trabalho tem que ter o seu início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir apresentamos esta composição com mais detalhes, podendo ser compostos das seguintes partes:


PRÉ-TEXTUAIS
Capa – Obrigatório
Folha de rosto – Obrigatório
Folha de aprovação – Obrigatório
Dedicatória – Opcional
Agradecimentos – Opcional
Epígrafe – Opcional
Resumo – Obrigatório
Sumário – Obrigatório
Lista de ilustrações – Opcional
Listas de abreviaturas e siglas – Opcional
Listas de notações – Opcional


TEXTUAIS

Introdução – Obrigatório
Desenvolvimento – Obrigatório
Conclusão ou Considerações finais – Obrigatório

PÓS-TEXTUAIS

Referências bibliográficas – Obrigatório
Obras consultadas – Opcional
Apêndices – Opcional
Anexos – Opcional
Glossário – Opcional



Discriminação das partes
Capa


Deve conter o nome do autor ao alto da folha, o título do trabalho ao centro e, na parte inferior o nome da cidade e o ano de apresentação. Tudo deve ser datilografado ou digitado em caixa alta sem sublinhar nem utilizar aspas e centrado na folha.


Folha de rosto


Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha o título do trabalho desenvolvido, sendo que logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida mais clara acerca dos objetivos institucionais, seguida da instituição a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais são maiúsculas e não as todas as palavras como na capa.


Folha de aprovação


Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros.


Páginas preliminares


Páginas que antecedem ao sumário. Podem ser incluídas as seguintes partes, devendo constar cada uma em página separada


Dedicatória:


 Essa folha não é obrigatória, mas contém texto, geralmente curto, no qual o autor dedica seu trabalho a alguém.


Agradecimentos:


Essa folha não é obrigatória, e visa agradecer a pessoas que tenham contribuído para o sucesso do trabalho, prestar homenagem a pessoas que não estiveram diretamente relacionadas com sua realização, a entes queridos.


Epígrafe:
Trata-se de um pensamento de algum outro autor e que de preferência, mas não necessariamente, tenha alguma relação com o tema.


Resumo:
“Redigido pelo próprio autor do TCC, o resumo – síntese dos pontos relevantes do texto, em lingaugem clara, concisa, direta, com o máximo de 500 palavras.” (França, 1996).


Sumário


É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e seções com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas. Não se deve confundir com índice, para designar esta parte. Havendo mais de um volume, deve-se incluir um sumário completo do trabalho em cada volume.


Listas


Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Podem ser incluídas as seguintes listas:
Listas de ilustrações: relação de tabelas, gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que são citadas no TCC, com indicação da página onde estão localizadas.
Listas de abreviaturas e siglas: relação alfabéticas das abreviaturas e siglas utilizadas na publicação, seguidas das palavras a que correspondem escritas por extenso.
Listas de notações: relação de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.


Texto


Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a seqüência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.


Referências bibliográficas


É a listagem, em ordem alfabética, numerada seqüencialmente, das publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo esta ser numerada ou não. Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma deverá aparecer em lista separada sob o título: Bibliografia Recomendada


Anexos ou Apêndices


Documentos complementares e/ou comprobatórios do texto, com informações esclarecedoras, tabelas ou dados colocados à parte, para não quebrar a seqüência lógica da exposição. Quando há mais de um, cada anexo contém ao alto da página a indicação ANEXO, em letras maiúsculas, seguida do número correspondente em algarismo arábico, devem ser citados no texto entre parênteses.


MEDIDAS DE FORMATAÇÃO DO TCC


As medidas padrões para a formatação de cada lauda do TCC são:
  • Margem superior: 2,5 cm
  • Margem inferior: 2,5 cm
  • Margem direita: 2,5 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Citações: 1 cm (justificando à direita em itálico com Fonte 10)
  • Entre linhas (espaço): 2,0 cm
  • Fonte: 12
  • Tipo: Times New Roman (Fonte serifada)
  • Formato de papel: A4
Com estas informações, você pode considerar que está correto o seu TCC. Mas lembrem-se de consultar sua faculdade/univerdade, pois cada uma pode modificar a seu gosto a estrutura que o TCC deve ter ou a sua formatação.

Como escolher um tema para o TCC?

A fixação do tema é o primeiro passo para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, exigindo algumas cautelas por parte do formando. A seguir, relacionei algumas dicas que, certamente, irão contribuir para esta importante etapa.

1. Escolha uma área de interesse, à qual você se identifique e possua afinidades. Uma dica é optar por uma área na qual você tenha trabalhado, estagiado ou, ainda, na qual você veja uma possibilidade de trabalho ou especialização futura. Exemplo: no curso de Pedagogia,  voce poderia escolher  Dificuldades de Aprendizagem, Psicopedagogia...

2. Escolha um tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual você se interesse. Se você não se interessar pelo tema, com certeza, ficará muito difícil estudá-lo para elaborar seu trabalho, bem como para defendê-lo perante a banca. Assim, quanto mais atração você tiver pelo tema, mais motivado você estará para desenvolver seu trabalho.

3. Não se deixe levar pela opinião alheia, seja de amigos ou mesmo de seu orientador. Siga as dicas 1 e 2. Caso o orientar queira impor um tema para o desenvolvimento do trabalho de curso, lembre-se que a Portaria do MEC nº 1886 de 30/12/1994 afirma que: “para conclusão do curso, será obrigatória a apresentação e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno”.

4. Nada impede que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficará muito mais fácil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentação. Não se esqueça, ainda, que normalmente são exigidas, no mínimo, três obras que fundamentem sua idéia.

5. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fácil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaboração do trabalho.

6. Defina a problemática da pesquisa no tema do trabalho: Ao efetuarmos a delimitação do tema, surgem vários aspectos que podem ser abordados sobre aquele elemento delimitado. Assim, a problemática da pesquisa poderá ser evidenciada pelo tema do trabalho. 
Se você, enfim, optar por um tema e durante o desenvolvimento chegar à conclusão de que não foi muito feliz na escolha, não se preocupe: o tema não é definitivo. Converse com seu orientador, exponha suas dificuldades e verifique, de acordo com o cronograma de entrega final na Universidade, a possibilidade de proceder a alteração.


Importante!!!!

Imprevistos acontecem como panes no computador,para evitar surpresas nessa fase crucial do trabalho é bom seguir algumas dicas úteis.

Grave seu trabalho com um novo nome. Use: seunome-2010-03-17a.odt, por exemplo. Isto identifica o aluno, a data e a versão do trabalho, evitando muitas confusões. Repare na forma do nome:
  1. Seu nome, para não haver confusão com o trabalho de outros orientandos. Separe da data com traço.
  2. Data no formato mais lógico: ano-mês-dia. Separe a data com traço, não com sublinhado, ponto ou barra.
  3. Uma letra para a versão.

De hora em hora grave uma nova versão: a, b, c etc.

Use os estilos pré-determinados para formatar o texto de seu trabalho. Existe um estilo praticamente para qualquer coisa que for necessário, no modelo fornecido.

Não use a tecla ENTER para abrir espaço entre parágrafos, como no tempo da máquina de escrever. Computador não é máquina de escrever. Todos os estilos de parágrafo nos modelos fornecidos abaixo já têm o espaçamento certo nos atributos “Espaço acima do parágrafo” e “Espaço abaixo do parágrafo”. Se você usar ENTER, abrindo um parágrafo em branco, isto pode estragar outro recurso automático de formatação do editor de texto, que é o atributo “Manter com o próximo”. Todos os títulos têm este atributo, o que faz com que eles passem para a página seguinte, acompanhando o parágrafo correspondente e não fiquem sozinhos no final de uma página. Se você colocar parágrafos vazios, pode acontecer que um título fique no final de uma página junto com um parágrafo vazio.
  1. Não use espaços para centralizar títulos ou textos. Editores de texto têm um comando especial que centraliza automaticamente os textos.
  2. Não use parágrafos em branco com a tecla ENTER para formatar os títulos das capas. Eles já têm o espaçamento correto. Existe um estilo para cada elemento das capas.
  3. Não use espaços ou tabulação para fazer a entrada de parágrafo. O estilo de texto “Normal” ou “Corpo de texto” já tem esta entrada automaticamente.
  4. Não use programas pirateados para fazer seu TCC. Use o OpenOffice que é livre (aberto e gratuito) e mais fácil que o MS Word. Exija de sua instituição que instale o OpenOffice nos computadores dos alunos. E lembre-se: não é o OpenOffice que não abre direito arquivos do Word; é o Word que faz arquivos fechados que não podem ser abertos facilmente. Livre-se do Word.
  5. Diariamente, envie o arquivo de TCC para seu próprio webmail. É a maneira mais fácil de fazer cópias de segurança.
  6. Use estilos. Isto permitirá gerar o sumário corretamente em apenas 3 segundos.
  7. Faça o sumário (índice) automaticamente. Como você usou estilos para formatar todo o texto, agora você pode usar o recurso de geração de sumário automático do OpenOffice ou MS Word. O próprio programa calcula o número da página e gera o sumário, pegando o texto que está formatado com os estilos Título 1, Título 2 etc e colocando o número da página correto, os pontinhos etc.
  

O TCC  é visto pela maioria dos formandos do ensino superior como algo penoso, que requer muita dedicação e pesquisa.


Foi por isso que o blog  conversou com pessoas formadas, que já passaram pela tensão da monografia, para trazer dicas aos estudantes de como se organizar na hora da pesquisa. Teve até dica de uma maneira divertida e inteligente para a hora da apresentação à banca.
Segue as 5 melhores:
1- Conversar constantemente com o orientador, não deixar para esclarecer dúvidas só na última hora.
2- Concentre todo o esforço possível quando a criatividade estiver aflorando na mente. Nem sempre conseguimos criar bons textos. Então, respire fundo, leia uma revista, e depois volte para o que estava fazendo.
3- Acate cobranças do orientador e trace também as suas. Às vezes, o melhor apoio vem em forma de cobrança.
4- Tente seguir o esboço traçado conforme o assunto escolhido e não deixe de acrescentar uma ideia obtida de última hora, pois mais tarde você pode precisar.
5- Anote todas as referências de livros, revistas, jornais e sites pesquisados, e coloque um xis ao lado daquele que foi usado em algum trecho do trabalho.
Giácomo Bertinetti, 26 anos, formado em Jornalismo pela UCPEL, disse que esmerou-se em criar um texto objetivo e criativo para conduzir o leitor aos próximos capítulos. “O trabalho além de apresentar dados, pesquisa, explorar tudo aquilo que foi visto durante as leituras, ele também tem que ser atrativo para quem o ler”, disse o jornalista.
Mas e aquele pessoal que trabalha e cursa faculdade ao mesmo tempo? Será que consegue ter tempo e se organizar para entregar um TCC bem feito? Foi o caso de Diego Mattos, 27 anos, formado em Administração pela UFPEL. Na época de sua monografia ele já trabalhava e estudava em outra cidade. Diego escreveu seu trabalho em uma semana. “Muita gente não acreditou que eu conseguiria”, falou com satisfação.
Segundo Mattos, ele precisou de confiança mútua nessa fase: entre ele e seu orientador. “O professor que escolhi era uma cara muito correto e disse que se o trabalho não estivesse bom ele não levaria à banca. Por isso fiquei confiante. Quando ele leu o trabalho teve certeza de que já estava bom o bastante para que eu fosse aprovado”.
Depois do trabalho concluído e impresso, chega a hora da apresentação. Marcos Alexandre Loureiro, 33 anos, é formado em Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha de Salvador e explicou  como conseguiu fazer da sua apresentação um misto de descontração e inteligência:
1- Prepare um material reduzido de todos os tópicos no qual você vai apresentar à banca.
2- Tranquilidade e confiança no que vai apresentar. Encontre uma forma de memorizar pontos importantes do assunto, seja escrevendo, lendo, desenhando…
3- Fale claramente e coloque os tópicos de maneira didática, sem delongas. O importante é seguires a ordem que te faça lembrar algo a mais do que está escrito ali.
4- Se a apresentação for em dupla, divida os pontos principais com o seu colega e faça algo descontraído, como um “bate-bola”. Fica mais informal e mais claro o que está sendo apresentado, além de ajudar a diminuir a tensão

O TCC  tem um estrutura única e que deve ser respeitada para que o trabalho seja considerado válido.
Por isso, para ajudar a todos os universitários que com toda a razão, ficam perdidos nessa hora, segue abaixo a estrutura que um TCC deve ter para adequar-se as normas da ABNT.

Um comentário:

  1. Minha amiga conseguiu um curso e literalmente fez o "TCC sem Drama" hahaha, indico pra todos! É excelente https://go.hotmart.com/I3510654C

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