Sugestões de Atividades- 5 anos
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
- Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;
- Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;
- Brincadeira de amarelinha;
- Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
- Utilizar o calendário da sala.
- Trabalhar com Bingo;
- Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;
- Atividade com amarelinha;
- Trabalhar com quebra-cabeça;
- Utilização de tampinhas de garrafas
- Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
- Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
- A dança da cadeira..
- Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, calçados, dinheiro, etc.)
- Marcar o tempo utilizando o calendário;
- Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
- Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
- Ler os números, compará-los e ordená-los;
- Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;
- Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
- Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeraçãode páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possam participar;
- Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura, número do sapato, etc.).
- Dominó de números e gravuras;
- Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
- Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
- Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
- Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
- Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
- Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.
- Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.
- Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;
- Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);
- Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;
- Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;
- Contar no calendário os dias da semana, do mês.
- Simular ida às compras;
- Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;
- Jogos
ESPAÇO E FORMA
- Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto paraas crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadoramedia a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);
- Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
- Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;
- Trabalhar com blocos lógicos;
- Construção de cata-vento com as crianças;
- Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
- Construção de um dado com as crianças.
- Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;
- Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
- Circuito;
- Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada
- Brincadeira de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
- Atividades no cantinho da história;
- Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
- Teatro.
- Trabalhar com as manifestações culturais da comunidade.
- Investigar qual o morador mais antigo do bairro;
- Entrevista com as pessoas mais velhas do bairro para saber as modificações ocorridas com o tempo;
- Organizar uma exposição com fotos da comunidade;
- Propor às crianças que procurem nas suas casas e com vizinhos, fotos que retratem a construção de algum prédio da comunidade( escola, igreja, etc), comparar as fotos com o que eles vêem hoje.;
- Fazer um passeio pela comunidade.
- Investigar se existe alguma associação de bairro na comunidade em que vive;
- Pesquisar as profissões das pessoas da família, da escola e algumas pessoas importantes da comunidade, identificando o papel que cada uma exerce;
- Propor que as crianças tragam de casa recorte de jornal e revistas com personalidades como: prefeito, governador, vereador, etc;
- Visitar locais onde se desenvolve a cultura no seu bairro( teatro, praças,etc);
- Fazer um cartão postal com desenho de locais e monumentos do bairro que ele ache importante;
- Fazer cartazes com gravuras do patrimônio cultural da cidade em que vive;
- Construir uma maquete do local eleito pela turma como o mais importante patrimônio cultural, utilizando materiais diversos.
- Idas ao teatro;
- Vídeos com apresentação de grupos culturais das diversas regiões do país;
- Propor pesquisa em jornal e revistas de diferentes tipos de manifestação cultural;
- Visitar os centros culturais da cidade.
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
- Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local;
- Fazer um passeio com os alunos na própria comunidade para ser observadas a vegetação, construções e demais paisagens presentes no local;
- Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;
- Trabalhar com a confecção de maquetes simples, explorando os itens citados na habilidade;
- Fazer algumas perguntas estimulando a criticidade dos educandos como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?
- Conversar com as crianças utilizando fotos, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
- Convidar, para falar com os alunos, um morador antigo da comunidade que testemunhou as transformações pelas quais as paisagens do lugar já passaram;
- Visitar museus;
- Conversar com os alunos sobre a ida ao museu.
- Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
- Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
- Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
- Arrumar o parque depois que utilizá-lo
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
- Fazer atividades com dobraduras;
- Confeccionar instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
- Confecção de painéis com as crianças;
- Fazer massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
- Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
- Exposição de materiais antigos para o educador fazer as mediações pertinentes;
- Pesquisar em revistas objetos antigos para confecção de painéis para serem trabalhadas as suas características;
- Produzir com materiais de sucatas algum objeto antigo;
- Conhecer locais que guardam informações, como: biblioteca, museus etc.
- Trabalhar com a observação direta para obtenção de dados e informações;
- Com o auxílio de um espelho mostrar para as crianças um objeto refletido;
- Construir com as crianças um Rádio utilizando materiais de sucatas para trabalhar o som;
- Utilizando um aparelho de som mostrar para as crianças o seu funcionamento.
- Cuidar dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de acidentes e a sua conservação.
- Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
- Trabalhar com combinados;
- Solicitar que os alunos sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
- Construção de uma historinha;
SERES VIVOS
- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que têm em casa;
- Levar duas gravuras de seres vivos distintos para os alunos analisarem suas semelhanças e diferenças;
- O professor deve fazer alguns questionamentos, como: “Os animais compartilham os mesmos espaços que a gente”?, “Quais são esses animais”?
- A professora pode solicitar aos alunos que durante o trajeto da escola para casa observem na natureza os animais encontrados no caminho.
- No dia seguinte fazer a socialização.
- Cultivo de plantas em pequenos vasos na sala ou uma horta no espaço externo da escola;
- Diariamente fazer a manutenção desse cultivo: molhando e retirando as folhagens secas;
- Na rodinha perguntar aos educandos quem têm animal em casa e como cuidam para que eles não fiquem doentes. A professora depois das falas deverá fazer as devidas interferências.
- Passar para os alunos a importância em cuidarmos dos vegetais e animais utilizando como recursos: histórias, teatrinho etc.
- Solicitar para os alunos gravuras sobre a fauna e a flora. Fazer a socialização; Construção de um mural coletivo;
- Escolher alguma espécie da fauna e flora brasileira e mundial. Fazer o levantamento prévio e depois fazer mediações condizentes com a idade das crianças.
- Falar com as crianças sobre a importância da preservação da vida e do ambiente;
- Elaborar um teatro ca participação das crianças sobre a preservação da vida e do ambiente;
- Mostrar gravuras para as crianças de como ficam o nosso ambiente quando não cuidamos dele.
- Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
- Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
- A professora coloca creme dental na sua escova, enquanto as crianças tentam fazer o mesmo com suas, depois é só fazer a escovação.
- Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
- Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete.
FENÔMENOS DA NATUREZA
- A professora deve fazer questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças;
- Sair para um passeio na região próxima a escola após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem;
- Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas;
- Trazer, para os conhecimentos dos alunos, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc.
- Experimentar os deslocamentos pela atuação de forças fazendo cabo-de-guerra;
- Trabalhar com as diferentes fontes de luz (lâmpada, sol, lanternas, vela);
- Levar os alunos para área externa para que observem os fenômenos da natureza;
- Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.
FALAR E ESCUTAR
- Relato do final de semana na Rodinha
- Reconto de historinhas
- Faz-de-conta
- Transmitir recados
- Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
- Dramatizações
- Conversas
- Exposições de idéia durante a rodinha
- Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
- Brincadeira livre
- Conversas informais com os colegas
- Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
- Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
- Interação com a professora e funcionários
- Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
- Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
- Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
- No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
- Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
- No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
- No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
- Através de desenhos fazer recontos de histórias
- Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
- Realização de jogo musical
- Brincar de Mímica
- Fazer a dramatização de um poema
- Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
- Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
- Conto e reconto
- Faz-de-conta
- Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
- Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
- Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
- Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
- Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
- Adivinhas
- Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
- Trabalhar com receitas
- Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
- Mostrar o nome e ler
- Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
- Pedir para que cada criança pegue seu cartão
- Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
- Bingo e dominó dos nomes
- Atividades no cantinho da leitura
- Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
- Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
- Criar projetos de leitura
- Dramatizações simples
- O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
- Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
- Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
- Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
- Confecção do jornalzinho coletivo;
- Confecção de murais
- Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
- Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
- Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
- Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
- Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
- Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
- Troca de atividades;
- Fazer exposição com a produção dos alunos;
- Produzir murais em conjunto;
- Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
- Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
- Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
- Trabalhar com imagens e pequenos textos;
- Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
- Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
- Trabalhar com índice e paginação;
- Identificar no dinheiro as letras e números;
- Dominó de letras e números;
- Placas de veículos.
- Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
MOVIMENTO
- O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
- Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
- Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
- Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
- Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
- Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
- Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
- Trabalhar com cantigas de roda;
- Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
- Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
- Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
- Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
- Banho de mangueira;
- Atividades com objetos de pesos variados;
- Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
- Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
- Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
- Atividade livre na área da escola;
- Atividade de comando com música;
- Atividades de transpor obstáculos;
- Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
- Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
- Lançar aros pequenos no ar;
- Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
- Bater no balão com diferentes partes do corpo
MÚSICA
- Entoar sons e canções em diferentes alturas;
- Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
- Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
- Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
- Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
- Jogos musicais;
- Criação de pequenas canções;
- Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
- A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
- Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
- Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
- Brincar de mímica tendo como tema uma música;
- Dançar interpretando a letra de uma música.
- Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
- O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
- Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
- Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
- Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
- Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
- Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
- O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
ARTES VISUAIS
- Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
- Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
- Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
- Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
- Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
- Desenhar auto-retrato;
- Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
- Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
- Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
- Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
- Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
- Ilustrar um livro.
- Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
- Brincar de desenhar numa caixa de areia grande;
- Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes.
- Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala;
- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
- Guardar e organizar a sala.
- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula.
- Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
- Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
- Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
- Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
- Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
- Apresentar as crianças diversas esculturas.
- Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
- Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
- Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
- Comentar sobre os resultados dos trabalhos.
- Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
- Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
- Observar o próprio corpo diante do espelho.
- Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
- Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
- Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
- Rodinha (relatos cotidianos)
- Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
- Combinados
- Bingo
- Quebra- cabeças
- Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
- Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
- Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
- Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
- Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
- Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora
- Massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor.
- Dramatizações
- Brincadeiras em grupo
- Troca de brinquedos
- Jogos com bola
- Simulação do cotidiano doméstico
- Pular corda com um pé só, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
- Atividades em grupo
- Distribuição de lanche
- Ajudar o colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho.
- Trabalhar com painéis ilustrativos
- Vídeos
- Dar banho em bonecos explicando a importância da higiene corporal
- Trabalhar faz-de-conta na hora do banho
- Conversar sobre os cheiros
- Visita a museus
- Atividades com representação de bairros e cultura local
- Painéis
- Pesquisa na comunidade
- Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia
- Fazer um painel com gravuras referentes ao tema
- Vídeo educativo
- Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
- Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro
- Utilizando os órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro
- Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, “Por que não se deve sentar em qualquer vaso sanitário?” etc.
- Construir com os alunos regras para mantermos o sanitário sempre limpo
Adorei teu blog sou professora da educação infantil.Convido vc para conhecr meu blog Cantinho das Emoções,conteúdo mais adulto.Trabalho também com o ensino médio.Abraços.
ResponderExcluirdesenho para criança do 5 ano
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