Início do blog 17/07/2011

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO A TODOS OS QUERIDOS AMIGOS QUE PASSARAM POR AQUI. OBRIGADA PELA VISITA, PELO CARINHO DOS COMENTÁRIOS, PELOS ELOGIOS...
E Q VENHA 2012 COM MUITA SAÚDE, PAZ E MUITO AMOR PARA TODOS NÓS.




Começa mais um ano e vc vai trabalhar com uma turma nova




Alfabetização. E agora?

Links importantes pra vc ler na Nova Escola

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?
Exercício de interpretação de hipóteses de escrita de alunos da alfabateização inicial
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
Como fazer o diagnóstico inicial de uma nova turma para descobrir as hipóteses alfabéticas de cada aluno
A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização
Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Como elaborar atividades de escrita pelo aluno na alfabetização
Situações didáticas em sala de aula para atividades de escrita pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Leitura feita pelo aluno, mesmo antes de saber ler convencionalmente
Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito
Situações didáticas em sala de aula para atividades de ditado para o professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Parceria entre alunos na alfabetização
Agrupar as crianças é uma estratégia importante na alfabetização, já que a troca de conhecimentos leva à reflexão sobre a escrita e faz todas avançarem
A professora Mariluci garante: ''Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano''
Reportagem mostra como a professora Mariluci Kamisaka garante que seus alunos, moradores da maior favela de São Paulo, saiam da 1ª série lendo e escrevendo
Ler e escrever na 1ª série
Reportagem sobre o comprometimento de duas professoras para alfabetizar toda a turma de 1ª série
As primeiras leituras na pré-escola
Reportagem sobre a importância das atividades diárias de leitura
Autores mirins produzem um livro de contos na pré-escola
Reportagem sobre projeto de leitura e escrita para turma da pré-escola. A autora do trabalho é uma Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita.
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
Mais do que letras: as situações didáticas de Língua Portuguesa
Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial
Alfabetizar é todo dia
Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial
Perguntas e respostas sobre Alfabetização
Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização
O alfabeto não pode faltar
Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos
Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?
Artigo sobre alfabetização escrito por Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita
Ensino Fundamental - Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?
Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização
Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?
Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva
No princípio, é o nome
Reportagem sobre o uso do nome próprio como estratégia de alfabetização na pré-escola
O valor da interação na pré-escola
Reportagem sobre como organizar grupos produtivos na sala da pré-escola
"Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
"Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emilia Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emília Ferreiro

Planeta Terra com carimbo das mãos

Adoro atividades com carimbos das mãos. Que tal fazer o planeta terra com guache? É só pintar a mão com uma camada generosa de tinta e sair carimbando por aí


Planeta terra com giz de cera


Vejam só que interessante esta atividade para  o tema Meio Ambiente! Usando a técnica de reaproveitamento de giz de cera , você faz o planeta terra  usando as cores azul e verde.



DICA DE LEMBRANCINHA:


 Recorte sacos de lixo preto e faça saquinhos pequenos. Escreva um bilhete com a mensagem: "não jogue seu planeta no lixo" e coloque dentro, junto com o planeta de giz, amarre e dê como lembrancinha. Outra idéia é trocar o saquinho de lixo por latas de lixo feitas com potinhos de iogurte ou copinhos descartáveis... Não se esqueça de escrever LIXO na latinha pra ficar mais original.




fonte: Gente miúda

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Hora da chamada

Objetivos:
-Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
-Reconhecer as letras.
-Escrever o próprio nome.

Ano: Pré-escola.

Tempo estimado: Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.

Material necessário: Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.


Desenvolvimento:

1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.
2ª ETAPAIncentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".

3ª ETAPAUtilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.

5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.

Avaliação:

Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Chamadinhas

Cada vez mais vejo a necessidade de a cada ano inovar na decoração da sala de aula . São tantas ideias e tantos recursos novos que não dá p ficar parado no tempo. Que tal essa chamadinha? Um jardim bem florido para colorir o ambiente. Eu adorei a ideia das flores e junto decorar a sala como se fosse um grande jardim com flores e bichinhos.
Segue anexo o molde das florzinhas. A flor deve ser colada com cola quente no palito de churrasco previamente pintado ou forrado com crepom. Os copinhos podem ser encontrados em lojas de embalagens, são os copinhos para milk shake pois tem uma tampinha com um pequeno orifício para passar o canudinho, neste caso o palito. Voce tbm pode decorar o palito com folhinha e o copo com o nome da criança. Espero que tenham gostado da idéia, usem e abusem. 





sábado, 24 de dezembro de 2011

Encontros vocálicos

Achei este joguinho de encontros vocálicos no fundo do baú. Sei que muitas profes ainda utilizam eles na alfabetização por isso resolvi postar. Tomei muitaaaa coca-cola pra fazer este joguinho. Criei no pc todos os círculos com as letras, selecionei as mais parecidas com vogais minúsculas, imprimi, recortei, colei e este foi o resultado. O jogo tem 28 peças que formam vários encontros como ai, oi, ia,ui,eia, aí, eu, entre outros. Ganhava a brincadeira quem terminasse primeiro de montar as palavrinhas da maneira correta.







Sobre o reconhecimento do nome



O nome é algo muito especial, seu significado para a criança vai muito além do reconhecimento e escrita, faz parte de sua identidade.Antes que ela compreenda porque são estas, e não outras, as letras de seu nome ou saiba porque a ordem dessas letras é essa e não outra, seu nome escrito pode dar-lhe informação pertinente e valiosa. Indica que não é qualquer nome; indica que a ordem das letras não é aleatória; ajuda a compreender que o começo do nome escrito tem algo a ver com o começo do nome quando é dito.Quando a criança começa sua aprendizagem da língua escrita um dos modelos mais importantes que lhes permite refletir sobre algumas características da escrita é seu próprio nome.
Assim, a importância de oferecer às crianças inúmeras possibilidades de reconhecimento do seu nome.

Com as letras móveis...




Com as tampinhas...



Com tinta e pincel...




E até com a massinha!



Essas são apenas umas poucas possibilidades para o trabalho com o nome próprio, deixando um pouco de lado o lápis e a borracha!



                                 








 
 








Boneco de neve com copinhos de aniversário


Idéias retiradas da net




Com os copos  cortados em tiras




Diversidade

Mural diversidade com retalhos de tecidos




Livro diversidade com trabalhos das crianças

































Fonte: Projetos com arte